quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Gordura trans? O que é isso?


Bom, o assunto de hoje é basicamente a gordura trans.
Vocês estão se perguntando por que estou falando disso. Eu respondo que falo disso porque na nossa sala estamos falando sobre alimentos, então me veio a ideia de colocar sobre isso na postagem.
Parece perfeito. Mas não é. A trans, segundo estudos recentes, é a gordura que mais contribui para a formação de placas nas artérias – e para o aumento da pressão arterial e dos riscos de infarto ou derrames.

por João Pedro Moraleida

A gordura trans é uma gordura formada a partir de um processo de hidrogenação artificial feito nas indústrias. Sob alta pressão e temperatura, adiciona-se hidrogênio às moléculas de gordura. “O óleo se torna uma gordura mais consistente e mais durável” . Parece perfeito. Mas não é. A trans, segundo estudos recentes, é a gordura que mais contribui para o entupimento das artérias – e para o aumento da pressão arterial e dos riscos de infarto ou derrames.
Por isso, desde o dia 31 de julho deste ano, as empresas estão obrigadas a discriminar a quantidade de trans nos rótulos dos alimentos industrializados. “Só não está especificado o valor diário de ingestão, já que não existe uma recomendação de consumo dessa gordura”, diz Vivian Buanacorso, nutricionista do Hospital das Clínicas de São Paulo. Na verdade, recomenda-se que se ingira o mínimo possível: no máximo 2 gramas por dia (duas bolachas recheadas já estouram esse limite).
Com medo de perder consumidores, a indústria está atrás de outros jeitos de solidificar óleos sem arrasar corações. A mais nova vedete dos químicos é a interesterificação, processo que aumenta o ponto de fusão das gorduras sem alterar sua estrutura básica. É com ela que se faz, por exemplo, as margarinas sem trans que já existem no mercado. A tecnologia é um pouco mais cara, mas essas novas gorduras não fazem nenhum mal à saúde. Até que alguma pesquisa mostre o contrário.

Na certa é muito difícil não consumir está gordura, mas podemos diminuir né?


Obrigado!

Reportagem da Revista Superinteressante URL: http://super.abril.com.br/
Blog Widget by LinkWithin